1 de maio de 2013

Ekvilibro


Ekvilibro – expressão na linguagem Esperanto que significa Equilíbrio.

Esperanto se traduz como "aquele que espera" e é a língua mais falada internacionalmente hoje.

A língua Esperanto foi criada no final dos anos 1870 e início dos anos 1880 pelo Dr. Ludwig Lazarus Zamenhof, um oftalmologista polonês. 

De acordo com Zamenhof, ele criou essa linguagem para promover a harmonia entre as pessoas de diferentes nações. 

Na sua infância foi cercado de grupos de etnias diferentes como russos, poloneses, alemães e judeus que não se entendiam diante de tamanha diferença na comunicação verbal.

A língua era uma barreira para o bom entendimento e união de seres humanos que precisavam muito de ajuda mutua, e a linguagem universal do Esperanto os uniu diminuindo a distancia entre esses mundos.

Estimativas superficiais apontam que falantes de Esperanto variam de 10.000 a 2.000.000 de pessoas fluentes, e muitos falantes nativos, isto é, pessoas que aprenderam Esperanto desde o nascimento como uma de suas línguas nativas. O uso é maior na Europa, Ásia, e América do Sul. Esperanto é atualmente a língua de instrução da Academia Internacional de Ciências de San Marino.

Acreditamos que estamos caminhando para um bom entendimento universal, sem duvida, mas a nossa comunicação intra e inter pessoal - ainda é absurdamente falha em todos os aspectos. Precisamos aprender a nos comunicar com urgência para manter o equilíbrio em todos os aspectos.

E essa é a nossa proposta – a de orientar muitas maneiras de experimentar, de aprender a se comunicar efetivamente, eliminando as armadilhas dos paradoxos que promovem desgastes no dia a dia, dos simbolismos desorientadores e das crenças limitantes  para o entendimento e dinamismo que a nossa evolução necessita.

Ne dankinde



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos dê um feedback sobre o que pensa

Translate